Em 2020, os municípios que integram o ADE dos Guarás assumiram juntos o desafio de construir um referencial curricular comum para as redes que compõem o território, mesmo em um ano de novos limites e desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e o uso das tecnologias para comunicação a distância. A construção do documento exigiu o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do referencial curricular maranhense, além de um mergulho no diagnóstico educacional e nas especificidades locais dos participantes, que foram Apicum-Açu, Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão. Com isso, as realidades das comunidades quilombolas, ribeirinhas, ciganas e praianas foram levadas em conta, incluindo variados aspectos econômicos – como a pesca, o extrativismo e a agricultura –, e os religiosos, com forte influência de matriz africana. “Consideramos que agora temos um currículo integrado e que representa o litoral ocidental norte do Maranhão”, diz orgulhosa Maria Gorethi dos Santos Camelo, assessora técnica do Ade e uma das redatoras do material.

 Em maio de 2020 começaram as discussões dos 40 profissionais que construíram o currículo, com apoio do Itaú Social e parceria técnica da FGV (Fundação Getulio Vargas), e o texto foi finalizado em novembro do mesmo ano. Coube à FGV liderar os encontros formativos semanais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e disponibilizar tutores para os grupos de trabalho organizados conforme componentes curriculares e segmentos de ensino. Cada grupo contou com profissionais de diferentes perfis, entre professores, gestores escolares, técnicos das secretarias, DME e especialistas convidados, que se comunicavam quase que diariamente para afinar o melhor caminho do currículo.

Para saber mais: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/regime-de-colaboracao-entre-municipios-no-maranhao-favorece-a-criacao-de-um-curriculo-do-territorio/ 

Fonte: Observatório do Movimento pela Base (2021)